No Pilates, os benefícios são para todos

Vamos desmistificar alguns dos benefícios do pilates

O Pilates pode parecer um conceito complexo para alguns, mas é uma metodologia acessível para melhorar a postura corporal, o equilíbrio e a flexibilidade. Entre os benefícios do Pilates encontra-se o fortalecimento da musculatura do corpo.

Apesar de já serem conhecidos muitos dos benefícios que o Pilates proporciona importa, no entanto, desmistificar alguns. O Pilates não é apenas para atletas ou corpos musculados, é um método indicado para todos, seguindo a filosofia do seu criador, o alemão Joseph Pilates.

O que é exactamente o Pilates e quais os seus benefícios?

O Pilates é uma metodologia que consiste em exercícios de flexibilidade pouco agressivos e de fortalecimento e resistência muscular. Esta metodologia, que herda o nome do seu fundador, que viveu no início do século XX, enfatiza  o trabalho do corpo como um todo, não sobrecarregando os grupos musculares, alcançado um óptimo compromisso entre desafio e um equilibrado desenvolvimento muscular.

Incluindo alguns exercícios mais habituais, como as flexões e os abdominais, o Pilates não aposta demasiado na repetição, preferindo a sua diversidade e qualidade.

Será uma metodologia indicada para principiantes?

É um erro comum pensar que o Pilates e os seus benefícios só são aplicáveis a atletas ou bailarinos profissionais. Apesar de alguns destes grupos terem sido pioneiros na adopção do Pilates, a verdade é que se trata de uma disciplina acessível a todos.

Grande parte do repertório de exercícios do Pilates inclui o trabalho aparelhos. No entanto, para dar continuidade ao trabalho das aulas, o aluno pode praticar em casa os exercícios de Pilates matwork,  utilizando apenas um colchão.

Principais benefícios

  • Mais força e estabilidade
  • Melhor postura corporal
  • Corpo mais flexível e equilibrado
  • Prevenção e tratamento de lesões

Será indicado para todas as idades?

Se tem mais de 40 anos, não faz exercício ou tem problemas de saúde, poderá ter de consultar o seu médico antes de começar as aulas e usufruir dos benefícios do PilatesAs grávidas ou pessoas com doenças crónicas também devem aconselhar-se junto do seu médico de família. O Pilates pode ter de ser adaptado ou modificado para pessoas com:

  • Pressão arterial instável
  • Risco de coágulos no sangue
  • Osteosporose severa
  • Hérnia discal

Para manter a forma correcta e evitar lesões, desfrutando dos melhores benefícios do Pilates, os principiantes devem começar sob supervisão de um instrutor ou formador de Pilates devidamente credenciado e com experiência.

TEMAS RELACIONADOS

TEMAS RELACIONADOS