Porque é importante praticar desporto e frequentar aulas de pilates?
As aulas de Pilates são uma actividade que fazem o praticante sentir-se mais forte, relaxado e concentrado, sendo assim uma bom desporto para praticar após um dia repleto de stress. O pilates não é apenas um conjunto de exercícios, é uma metodologia eficaz da qual o praticante beneficia mesmo. Veja quais as principais razões.
1. Diga adeus ao stress com as aulas de Pilates
A popularidade do pilates tem aumentado em toda a Europa, o que se deve a vários factores. Uma importante causa do aumento da popularidade deste desporto é a velocidade a que os resultados começam a surgir. Manifestam-se rapidamente, o que motiva os alunos e os incentiva a continuarem a praticar pilates. As aulas trabalham todo o corpo, levando os alunos a patamares de desempenho ainda mais elevados. Além do relaxamento muscular, o pilates causa uma descarga de endorfinas no organismo, o que aumenta o bem-estar físico e psicológico, aliviando o stress.
Seja de manhãzinha ou ao final de um longo dia de trabalho, o Pilates é um escape extraordinário num ambiente informal e divertido.
2. Braços musculados como nunca
Ao frequentar as aulas de pilates terá acesso a uma forma extremamente eficaz de trabalhar o corpo, e os músculos. Proporciona músculos fortes e duradouros, aumentando a força, o equilíbrio e a flexibilidade. Além disso, o Pilates ainda ensina a manter uma postura correcta durante todo o dia. E isso ajuda a ficar mais alto e mais elegante.
3. Exercícios sem a obrigação típica do ginásio
O Pilates permite ajustar os exercícios a cada aluno e inclusive adaptá-los para serem praticados em casa. O ideal é ter um programa à medida, desenhado pelo instrutor. Os “trabalhos de casa” devem ir evoluindo de acordo com o trabalho realizado no estúdio, e são essenciais para manter a forma nalguma ocasião em que o aluno tenha de se ausentar por um período de tempo mais prolongado.
4. Uma boa ajudar para ficar em forma
O Pilates é uma excelente ajuda para a perda de peso de forma saudável, visto que as aulas de Pilates ajudam a perder peso de forma sustentada, ao aumentar a massa magra (músculos) e diminuindo a massa gorda (gordura). Desta forma, pode-se perder peso, ficando em forma e trabalhando a musculatura.
5. Uma aposta na postura
O Pilates é apreciado e recomendado por vários pessoas que o praticam, desde atletas a empregados de escritório ou empresários. Isto porque o Pilates melhora a capacidade de desenvolver a força e uma postura correcta em áreas chave do corpo, como a coluna, o pescoço ou as ancas. Todo o corpo fica mais bonito, forte e vibrante.
6. Ir às aulas até na gravidez
A gravidez e o parto são alturas de grandes mudanças físicas para o corpo. Muitas mulheres decidem praticar pilates de forma a manter o seu exercício habitual e as parturientes que continuam a trabalhar os seus músculos têm, por norma, um trabalho de parto mais fácil e curto, assim como menos dores pélvicas.
7. Uma vida sem dores nas costas
O Pilates foi desenvolvido inicialmente como ferramenta de reabilitação. Joseph Pilates era um ginasta alemão, nascido em 1883, que dedicou a sua vida a ensinar os seus exercícios, acreditando que uma má postura provoca uma saúde débil. Para Joseph Pilates, uma respiração correcta e o alinhamento da coluna podiam, em conjunto, fortalecer o torso e os músculos abdominais, reduzindo o stress.
O Pilates assume hoje particular importância em termos de formação. A mais importante escola internacional de formação em Pilates é a Polestar Pilates, especializada em condição física e reabilitação.
Contando com os mais reputados formadores a nível mundial, a Polestar Pilates está presente em Portugal para garantir aos seus formandos uma formação de qualidade superior, reconhecida internacionalmente.