Disseminado um pouco por todo mundo, o Pilates é um método composto por exercícios e movimentos específicos, que visa fortalecer e equilibrar o corpo humano.
O objectivo do Pilates é alcançar o equilíbrio total do corpo para potenciar ao máximo a saúde física e mental dos seus praticantes. Considerado como uma metodologia insubstituível na melhoria e manutenção da forma física, o Pilates começou por ser bastante utilizado no treino de desportistas profissionais e na reabilitação física, sendo hoje em dia também praticado por todos aqueles que se querem sentir bem. Os benefícios do Pilates são, por isso, extraordinariamente abrangentes.
Quais são, na prática, os principais benefícios do Pilates?
- Aumento da capacidade pulmonar;
- Melhoria da circulação sanguínea;
- Desenvolvimento da respiração;
- Aumento da flexibilidade e fortalecimento dos músculos;
- Melhoria da coordenação motora;
- Melhoria da postura e do equilíbrio;
- Fortalecimento da densidade óssea e das articulações;
- Maior controlo do corpo e da mente.
Se tivermos em linha de conta que o corpo é a «casa do espírito» e que a um corpo são corresponde uma mente sã, é simples compreender a totalidade dos benefícios do Pilates.
Benefícios do Pilates aplicáveis a todos os estilos de vida
Os benefícios do Pilates são alcançáveis por todos, independentemente do seu estilo de vida ou forma física. Quando colocado em prática com a dedicação e a continuidade necessárias, o Pilates facilita as actividades do dia-a-dia, sejam elas correr a meia maratona ou simplesmente apanhar o jornal do chão.
Ao ficarem integrados no nosso sistema nervoso, os benefícios do Pilates vão bem para além do domínio físico, permitindo aprender a gerir o nosso ser como um todo, e proporcionando uma ligação forte e positiva ao nosso sentido de individualidade.
O Pilates influencia-nos positivamente em todas as nossas facetas – trabalho, família, vida social -, integrando corpo e mente e rejuvenescendo o espírito rumo a uma vida de pleno equilíbrio.
Quando nos sentimos bem, temos a capacidade discernir melhor o que se passa connosco próprios. Conseguimos apreciar o que se passa à nossa volta, e este bem-estar interno é um poderoso potencial para contribuirmos para um mundo melhor.
Como nasceu o Pilates?
Criado nos anos 1920 por Joseph Pilates, um alemão, de origem grega, com diversos problemas de saúde, o Pilates teve como objectivo a superação das limitações físicas e a vivência de uma vida longa e saudável para todos.
Clare Pilates, esposa de Joseph, foi a grande aliada de Joseph na expansão do Pilates, nomeadamente nos EUA, e pela disseminação de escolas de Pilates um pouco por todo o mundo.