Estúdio de Pilates: como saber qual escolher?

Como escolher um estúdio de Pilates?

O Pilates é uma disciplina de movimento que atrai cada vez mais alunos. Mas, para quem não está por dentro deste método e das suas especificidades, pode não ser fácil escolher um bom estúdio de Pilates. Existem muitos elementos a ter em conta antes de tomar uma decisão que passam pela formação dos professores, o equipamento utilizado e os procedimentos obrigatórios que um estúdio de Pilates de nível internacional deve cumprir.


O que ter em conta quando se escolhe um estúdio de Pilates para praticar?

Vamos dar-lhe algumas dicas úteis para o orientar na hora de escolher o seu estúdio de Pilates.

Saber o que se procura

Em primeiro lugar deve procurar um estúdio de Pilates e não um ginásio de Pilates. Tradicionalmente os locais onde se pratica Pilates são conhecidos como estúdios e não como ginásios. A origem desta tradição remonta ao primeiro espaço inaugurado por Joseph Pilates ao qual chamou de ”Pilates Studio”.

Formação dos professores de Pilates

É muito importante que a equipa de professores que trabalham no estúdio de Pilates seja composta por profissionais competentes  que o possam ajudar a alcançar os objectivos traçados  através da prática de Pilates.

Sabe reconhecer um bom professor de Pilates? Esteja atento a 4 requisitos:

  1. Formação (superior a 600 horas) em todas as peças de equipamento de Pilates e repertório de matwork o que proporcionará ao aluno uma experiência bastante abrangente da variedade e riqueza do método Pilates.
  2. Formação contínua: todos os professores de Pilates a trabalhar em Portugal devem possuir o Título Profissional de Técnico de Exercício Físico (TPTEF) atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Este título é actualizado de 5 em 5 anos mediante a realização de formação contínua credenciada e que perfaça um mínimo de 25 horas.
  3. Experiência profissional com diferentes populações: atletas, grávidas, seniores, indivíduos com patologias diversas… e domínio das suas especificidades.
  4. Experiência noutras áreas de movimento: dança, yoga, atletismo, artes marciais…

Qualidade do ensino

Num estúdio de Pilates, é preciso ter em conta a dedicação dos professores aos seus alunos e a atenção que lhes podem dispensar. Quando vai à procura de um estúdio de pilates informe-se sobre o rácio professor/aluno. A PMA® – associação que reúne professores de Pilates de todo o mundo (da qual já falamos noutro artigo – clique aqui) define que numa aula de Mat poderão estar no máximo 10 alunos e numa aula de estúdio com equipamentos no máximo 5 alunos para cada professor. Se as aulas forem personalizadas notará resultados mais rapidamente, uma vez que o professor escolherá os exercícios mais adequados para si em cada dia e ajudá-lo-á a progredir dentro do método Pilates.

Equipamento de Pilates

Muitos dos exercícios realizados no estúdio de Pilates recorrem a diferentes equipamentos. Um verdadeiro estúdio de Pilates que cumpra os standards internacionais deve ter à disposição todas as peças desenhadas por Joseph Pilates também conhecidas como  grande equipamento: Cadillac ou Trapeze Table, Reformer, Chair, Ladder Barrel, Spine Corrector e uma panóplia de peças de pequeno equipamento como bolas, alteres, barras…
A qualidade e o grau de conservação do equipamento são dois aspectos fundamentais para a segurança, tanto do aluno como do professor e, portanto determinantes para o  sucesso e longevidade de um estúdio de Pilates. As molas devem ser inspecionadas diariamente para confirmar a sua fiabilidade e imediatamente substituídas sempre que necessário; as cordas do reformer não podem apresentar sinais de desgaste, tal como as pegas e as alças.

Procedimentos

Um estúdio de pilates deve cumprir um conjunto de procedimentos que garantam, nomeadamente, a qualidade das aulas, a segurança dos alunos e o profissionalismo dos professores. Os pontos a respeitar para uma boa conduta dos professores de Pilates estão presentes no código de ética da PMA®  e são directrizes claras sobre como o professor deve reger a sua prática.

  • Procedimentos de recepção e acolhimento de novos alunos: antes de iniciar as aulas deverá estar a par das condições a respeitar para frequentar o estúdio de Pilates (regulamento, horários, preçário…); na primeira aula deve ser-lhe feita uma avaliação na qual será definido um perfil da sua condição física por forma a aconselhá-lo convenientemente sobre o tipo de aula mais indicado para si: privada, personalizada ou em grupo.
  • As informações pessoais que partilhará com o seu professor são privadas e portanto, para que a sua confidencialidade seja respeitada, a informação que circula dentro da equipa de professores (nas reuniões, sessões de esclarecimento, pesquisa conjunta) deve ser tratada com todo o profissionalismo.
  • O âmbito de trabalho e a esfera de actuação do professor num estúdio de Pilates devem estar bem definidos e ser sempre respeitados. É da obrigação do professor reencaminhá-lo para outro profissional, nomeadamente de outros ramos da sáude, sempre que considerar adequado.

Andy Murray, no top ranking mundial  não dispensava o Pilates e contou com a preciosa ajuda de uma professora para o acompanhar depois de uma cirurgia. O próprio Murray é o primeiro a reconhecer que as aulas foram fundamentais para ele e para a qualidade que demonstra em campo.

Para saber mais sobre a ligação entre o Pilates e o ténis consulte o interessante trabalho desenvolvido por Alexandra Prigent para a Pilates Foundation: Pilates and Tennis Performance – How Pilates can enhance the forehand, backhand, serves and overheads in tennis game.

Legislação

  • Por forma a garantir a sua segurança, a dos outros alunos e também dos professores, um estúdio de pilates tem de cumprir de forma escrupulosa a legislação do sector.  Chamamos a sua atenção para pontos essenciais a ter em conta quando visitar um estúdio de Pilates:
  • Director técnico
  • Seguros de responsabilidade civil
  • Seguros de acridentes pessoais (para os alunos)
  • Seguros de Acidentes de Trabalho (para os professores)
  • Preçário e Regulamento interno visíveis
  • Manual de Operações
  • Licença Passmúsica
  • Livro de Reclamações
  • Vestiários diferenciados por género

Muitas vezes,  o valor das aulas é o único elemento que se tem em linha de conta quando se procura um estúdio de Pilates. Contudo, para tomar uma decisão ponderada sobre qual o estúdio de Pilates a eleger para praticar, não deve considerar apenas um factor. Se o fizer corre o risco de dar preferência a um estúdio que não cumpre todos os requisitos e que não tem profissionais preparados para lhe desvendar as maravilhas que a prática regular de Pilates pode fazer por si!

Para mais informações sobre o Estúdio de Pilates contacte-nos.

TEMAS RELACIONADOS

TEMAS RELACIONADOS