Pilates na reabilitação: um auxílio precioso

O Pilates é uma metodologia bastante completa e com muitas aplicações. Uma das áreas em que o Pilates é mais utilizado é a reabilitação. Além de actuar, com muita eficácia, ao nível da prevenção, o Pilates permite o controlo e a recuperação de lesões e outros problemas de saúde. O Pilates é uma vertente que tem cada vez mais aceitação no meio hospitalar público e privado.

Concebido de raiz para ajudar a debelar problemas de saúde, o Pilates é um auxílio precioso para o prevenir e reabilitar lesões na coluna e em diferentes articulações, tais como os joelhos e os ombros. O Pilates na reabilitação actua de forma bastante benéfica junto de pacientes com diferentes quadros clínicos como AVCs, artroses, fibromialgia ou até Parkinson.


Pilates na reabilitação de cirurgias e doenças traumáticas

O Pilates é também muito utilizado na recuperação pós parto, bem como de diversas cirurgias. Excelente para a recuperação de traumatismos, o Pilates na reabilitação ajuda ainda nos casos de distrofias musculares, distensões e tendinites. Para a população mais idosa, o Pilates pode prestar um excelente contributo no tratamento da osteoporose. Isto porque os exercícios que engloba ajudam a aumentar a densidade mineral dos ossos.

Pilates permite ainda trabalhar ao nível da reeducação motora, adaptando estratégias individuais para atingir os objectivos de cada caso concreto. Constituindo uma metodologia simples, mas muito eficaz, recorre aos princípios do seu fundador – Joseph Pilates – e aos equipamentos com que trabalha para recuperar as capacidades do organismo, no âmbito dos limites de cada lesão.

Recuperações mais rápidas, eficientes e sustentadas

Os equipamentos utilizados no Pilates visam promover e melhorar a execução de movimentos específicos, possibilitando uma recuperação mais rápida e sustentada. É claro que cada caso é um caso, por isso, o Pilates na reabilitação implica sempre uma avaliação prévia do âmbito e da gravidade de cada lesão.

Actuando de forma individual e personalizada, o Pilates na reabilitação é monitorizado por técnicos credenciados e com uma experiência vasta na área. A vertente de Pilates na recuperação pode ser utilizada para auxiliar idosos, gestantes, desportistas ou outros casos. São vários os hospitais, clínicas e consultórios que recorrem aos serviços do Pilates na reabilitação para aumentar a eficácia da recuperação dos seus pacientes. O Pilates assegura uma reabilitação mais rápida e, sobretudo, mais sustentada.

Para saber mais informações, contacte um dos nossos assistentes

TEMAS RELACIONADOS

TEMAS RELACIONADOS