Pilates para escoliose: uma ajuda preciosa

O pilates tem inúmeros benefícios e aplicações. Uma das áreas de actuação mais importante relaciona-se com as dores nas costas. O pilates para escoliose ajuda a corrigir e a minimizar os efeitos da escoliose e de outros problemas na coluna vertebral. Mas, antes de enumerar os benefícios do pilates para escoliose, é importante esclarecer o que é e porque surge a escoliose.


Pilates para escoliose: o que é e porque aparece a escoliose?

A escoliose é um desvio tridimensional da coluna.  Os corpos das vértebras para além de desviarem para um dos lados, também apresentam rotação e inclinação.

Correntemente, este desvio, mais ou menos acentuado da coluna, denomina-se por «coluna torta». A escoliose pode ou não ser estrutural e implicar um desvio para a direita ou para a esquerda, criando na coluna o efeito de um grande “C”. Pode também apresentar mais do que um desvio, parecendo-se então as curvas com um «S». A escoliose pode ter diversas origens e prognósticos.

Não raras vezes, as causas desta patologia são desconhecidas, tratando-se de uma escoliose idiopática. Independentemente das causas se encontrarem ou não identificadas, é importante manter um olhar atento à progressão da escoliose.

O grau de maturidade esquelética do paciente é um dos factores que determina a evolução da deformidade na coluna escoliótica. Isto é, quanto mais novo é o indivíduo maiores as probabilidades de, até se finalizar o seu desenvolvimento ósseo, ocorrerem maiores desvios na coluna.

A escoliose pode surgir em qualquer idade. No entanto, atendendo à progressão desta patologia, quando ela é detectada em crianças e adolescentes é muito importante intervir rapidamente para travar os desvios na coluna e minimizar o mal-estar que provoca.

“Carregar” esta patologia consigo para todo o lado é muitas vezes um peso na vida dos jovens, que os inibe e impede de socializar sem problemas. O pilates para a escoliose, para além de ser um aliado na correcção postural, tem também um papel importante no  alívio do desconforto psicológico provocado pela doença, uma vez que permite ao praticante melhorar a relação com o seu corpo.

Porque surge a escoliose?

A coluna vertebral está estruturada em 4 zonas: cervical, dorsal, lombar e sacral. Cada uma destas zonas tem uma curvatura bastante bem definida. Com as posturas erradas que muitas pessoas adoptam durante o dia-a-dia, o corpo humano vai-se afastando do seu eixo de equilíbrio, entorpecendo os músculos e debilitando as articulações.

Estas mudanças vão depois acentuar as curvaturas da coluna vertebral, o que faz com que fique mais frágil e susceptível aos traumas e lesões. Podem então surgir desvios patológicos, como a escoliose, a hiperlordose, a hipercifose ou a estenose.

Estes problemas são o reflexo directo do dia-a-dia das pessoas e dos seus muitos erros físicos e posturais, que podem provocar lesões graves, e por vezes definitivas, no corpo humano. Referimo-nos nomeadamente a lesões como hérnias discais e problemas nas articulações, artroses ou calcificações.

Basta que uma das zonas da coluna vertebral tenha maior peso ou carga, para que todo o corpo fique afectado e desequilibrado, sentindo-se  uma grande dificuldade ou até mesmo dor ao movimentar o corpo na realização das tarefas do dia-a-dia.

Características da escoliose

Existem 3 tipos de escoliose, cada qual com as suas características, consequências e sintomas. Apesar de não ser uma lesão letal, a escoliose pode apresentar diversos problemas a longo prazo e afectar gravemente os movimentos do corpo.

Escoliose não estrutural

Este tipo de escoliose é frequente em adolescentes e caracteriza-se por curvas leves, que desaparecem com o crescimento. Pode ser combatida com o auxílio do pilates para escoliose.

Escoliose defensiva

Este tipo de escoliose pode dividir-se em escoliose ciática com irritação das raízes nervosas ou escoliose inflamatória,que surge associada a posturas defensivas por temor da dor, (por exemplo, em casos agudos de apendicite). Pode ser corrigida ou combatida com a ajuda do pilates para escoliose.

Escoliose estrutural

Esta forma de escoliose pode dividir-se em escoliose idiopática e congénita. A primeira é de causa desconhecida e a segunda pode ter origem numa má formação embrionária. O pilates para escoliose pode ajudar a corrigir estas situações.

Como actua o pilates?

O pilates desenvolve todo o corpo, como tal, o pilates para escoliose assume uma especial incidência ao nível da coluna vertebral, sem nunca esquecer a importância de entender o corpo como um todo e promovendo sempre a harmonia entre as diferentes partes. Enquanto método de reeducação e correcção postural e de movimentos, o pilates vai procurar reencontrar o equilíbrio músculo-esquelético perdido com o aparecimento da escoliose.

Além disso, o pilates para escoliose aumenta a mobilidade articular, a flexibilidade e a força muscular, restabelecendo a segurança e a eficácia dos movimentos. Por isso, o pilates para escoliose vai ajudar de forma determinante o corpo a corrigir a sua postura,  erradicando as dores e actuando contra a evolução dos desvios típicos da escoliose.

Para saber mais sobre pilates para escoliose, contacte-nos.

TEMAS RELACIONADOS

TEMAS RELACIONADOS