Saiba que existem muitas e diversificadas vantagens do Pilates
O Pilates tem vindo a ganhar uma forte adesão um pouco por todo o mundo. Existem milhares de alunos a praticar Pilates, sobretudo na Europa e nos EUA, que comprovam todas as vantagens e benefícios do Pilates a nível físico e mental, na melhoria do bem-estar e da condição e estado geral do corpo.
Criado por Joseph Pilates, um especialista alemão que viveu entre o final do século XIX e morreu em 1967, o Pilates recorre a exercícios suaves e a movimentos estudados para fortificar a musculatura e aumentar a flexibilidade do corpo. Uma das principais vantagens do Pilates é a possibilidade de aplicação individualizada e integrada dos exercícios a cada caso em concreto.
As vantagens do Pilates são muitas e diversificadas e permitem que cada aluno melhore a sua condição física ao seu próprio ritmo e à medida das suas características fisiológicas.
Algumas das principais vantagens do Pilates
- Melhora a respiração
- Ajuda a diminuir o stress
- Aumenta a consciência e o equilíbrio corporal
- Desenvolve a coordenação motora
- Agiliza a mobilidade das articulações
- Relaxa e proporciona uma sensação geral de bem-estar
Uma das maiores vantagens do Pilates é conseguir proporcionar todos os benefícios enumerados com recurso a exercícios não exaustivos e com poucas repetições, o que diminui o desgaste de músculos e articulações, permitindo resultados eficazes em alunos de todas as idades e tipos de condição física.
Composto por uma grande diversidade e variedade de movimentos e exercícios, o Pilates ajuda igualmente a aumentar a autoestima dos alunos e praticantes. Outra das vantagens do Pilates é o controlo da ansiedade, em boa parte fruto das melhorias que cada aluno verifica na sua condição física e mental.
Quem deve praticar Pilates?
Indicado para a recuperação de lesões em atletas, nomeadamente no pós-tratamento de traumatismos na coluna vertebral e outras patologias associadas aos diferentes desportos. Ajuda também na gestação, no trabalho de parto e no pós-parto. O Pilates actua ao nível dos músculos e das articulações, constituindo também um precioso auxílio para combater o stress e a fadiga muscular.
Os exercícios suaves, variados e com poucas repetições possibilitam um baixo desgaste físico e a adopção de uma postura correcta, ao mesmo tempo que proporcionam resultados excelentes e duradouros, em aulas muito variadas e diversificadas, plenas de alegria e a boa disposição.
Por todas essas razões, o Pilates é indicado para:
- Jovens adolescentes
- Adultos
- Idosos
- Grávidas
- Atletas
- Reabilitações
As vantagens e benefícios do Pilates alargam-se a várias gerações e a um espectro largo de profissões e estilos de vida. Não há nada melhor do que experimentar para crer.