Porquê frequentar aulas de Pilates para gestantes?
São já bem conhecidos os benefícios do Pilates para a melhoria da condição física, o alongamento dos músculos e a correcção da postura. O Pilates pode ser também extremamente benéfico para as mulheres grávidas. As aulas de Pilates para gestantes aumentam o bem-estar da futura mamã e permitem reduzir substancialmente as dores durante a gravidez. Além disso, o Pilates promove uma boa postura e melhora o equilíbrio, dois elementos propensos a grandes alterações na gravidez. O Pilates para gestantes ajuda ainda a alongar a musculatura, ao mesmo tempo que aumenta a força e a resistência muscular, fortalecendo os músculos do pavimento pélvico – que é essencial na gravidez e na altura do parto.
As aulas de Pilates para gestantes permitem à futura mamã adaptar-se tranquilamente às alterações a que o seu corpo está sujeito ao longo da gravidez. Respeitando as contra-indicações próprias do período de gestação, a grávida pode beneficiar de uma aula bastante completa e do trabalho integrado que caracteriza o método Pilates.
Sempre com a orientação de uma professora, a aluna pode realizar exercícios recorrendo a todas as peças de equipamento: Reformer, Trapeze Table, Chair, Ladder Barrel, Spine Corrector, Bola, para além de outras peças de pequeno equipamento. Um dos incentivos que damos às nossas alunas é que transportem o conhecimento adquirido nas aulas de Pilates para gestantes, para o seu dia-a-dia, por forma a prevenirem ou aliviarem alguma tensão que sintam. Um dos maiores ganhos para as nossas alunas gestantes é o enorme aumento da sua consciência corporal. Com as aulas de Pilates para gestantes desenvolvem a capacidade de escuta do próprio corpo e aprendem quais as técnicas mais adequadas e eficazes para relaxarem, garantindo níveis de bem-estar elevados ao longo de toda a gravidez.
O Pilates para gestantes é uma ajuda preciosa na altura do parto
Na altura do parto, os exercícios efectuados nas aulas de Pilates para gestantes podem ser uma ajuda valiosa no controlo da respiração e no fortalecimento do pavimento pélvico. Esse controlo da respiração permite reduzir as dores provocadas pelas contracções e acalmar a parturiente.
É necessário consultar o médico antes de iniciar as aulas na gravidez
Embora seja aconselhado por especialistas, é recomendado que a mulher grávida consulte o seu médico antes de iniciar as aulas e, se não praticava Pilates antes da gravidez, nunca deve iniciar as aulas antes do final do primeiro trimestre de gravidez. A partir daí, e tendo o consentimento do médico, a grávida pode beneficiar das aulas de Pilates para gestantes até praticamente ao fim da gravidez.
As aulas podem ser efectuadas duas a três vezes por semana, aconselhando-se pelo menos um dia de intervalo entre as aulas.
Para saber mais sobre Pilates para gestantes, contacte-nos.